9 de mar. de 2011

Primeira página de confidências - será?

A CIDADE DE SÃO PAULO (SAMPA) E OS VELHINHOS PASSEANDO DE MERCEDES

Quero falar agora, das dificuldades que as pessoas de idade mais avançada têm neste trânsito infernal da cidade de São Paulo.

Mesmo que as autoridades e administradores busquem facilitar com reservas em ônibus e metrôs de bancos na parte da frente para os velhinhos e deficientes físicos, ainda é difícil para nós os velhinhos transitarmos em São Paulo.

Difícil subir os degraus de alguns ônibus, muito altos, exigindo uma ginástica que as pernas não querem alcançar. Os motoristas afoitos que muitas vezes não estão com paciência para esperar, que velhinhos e deficientes subam ou desçam e já saem arrancando, provocando acidentes, que nem sempre são percebidos por estes motoristas e as outras pessoas - porque para o velhinho um arranco na coluna é o suficiente para ele perder o equílíbrio e ficar muitos dias sem poder caminhar.

Além disto tem aquelas pessoas mais jovens que entram no ônibus e sentam-se nos bancos reservados e dormem, ou fingem dormir e lá ficam os velhinhos agarrados nos suportes tentando se equilibrar.

E tem mais, e muito mais, em São Paulo para ir de um lugar a outro muitas vezes precisa-se, pegar um ônibus aqui, descer acolá, naquela esquina, subir em outro ônibus e depois descer, e caminhar, pegar um metrô, descer do metrô, subir escadas, descer escadas, e sair à rua para pegar outro ônibus e só então chegar ao destino final.

Para os jovens isto é uma loucura de um exercício diário para ir ao trabalho, escola etc. Mas o jovem enfrenta, não com felicidade e prazer, mas enfrenta esta rotina infernal, desgastante, amarga. E o velhinho, doente, com insuficiência cardíaca, com escoliose, hérnia de disco, reumatismo como é que enfrenta? Que acontece?

E ai, lá vai o velhinho ao médico, enfrenta toda esta viagem, chega, fica na fila, passa pela consulta e o médico pede que ele faça, exames de sangue, raio x, tomografia, ressonância magnética, etc.. etc.. etc.. etc... e lá vai o velhinho vagando pela cidade maravilhosa que é São Paulo, daqui pra li, exame cá, exame lá.. etc.. parece turista viajando em busca do conforto para suas dores e obtendo com isto só mais dores.

De repente, o velhinho cansa, senta em casa, abre a porta, puxa bem fundo o ar, e espera. Espera que Deus lembre de lhe dar o descanso de tão infernal vida, de andar daqui para li, buscando alívio para velhice, que é doença sem cura.

Bom, isto que estou escrevendo hoje é porque amanhã é meu dia - endocrinologista, exames de sangue, etc.. e será que haverá algo mais?

Depois uma tentativa de pegar um laudo no gastro,...... depois mais um exercício para buscar um remédio. Será que eu consigo? To aqui pensando.. se saio daqui de BUS (o MERCEDÃO DA PREFEITURA) OU JÁ SAIO DE TAXI - OU SE VOU DE BUSO ATÉ UM DETERMINADO PONTO.. E DEPOIS PEGO O TAXI ... OU SE FICO PEGANDO MERCEDÃO, SUBINDO AQUI E DESCENDO ALI... eita nóis.. mineiro não perde o trem.. mas este trem eu acho que já perdi.

Em Sampa, esta cidade maravilha, uma das maiores do mundo e repleta de desorganização e confusão, a gente tem que planejar como vai, como fica, como volta.. e mesmo aqui muitas vezes ficamos pelo caminho procurando soluções que não existem não.

FIM DE PAPO PARA HOJE.. AMANHÃ TEM MAIS.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...