23 de mar. de 2011

O Velho e a Solidão

Quando se é jovem tudo parece fácil. Temos agilidade, temos beleza, temos saúde, não precisa nem dinheiro. Basta saúde, beleza, agilidade, e pronto - tudo se transforma em alegria. Reune-se a turma e brinca-se de tudo, de roda, de dança, monta-se a cavalo, anda-se de bicicleta, joga bola, bate peteca, rola na grama, nada na piscina, vence as ondas do mar, corre de patinete na rua, sobe no muro, rouba flores no jardim do vizinho, e mil atividades a juventude encontra (digamos a juventude saúdavel) pois existe a juventude doente, viciada em drogas, bebidas, maus-costumes, a juventude deliquente digamos.

A juventude delinquente, pensa-se ser fruto da sociedade atual, cheia de conflitos familiares, etc, mas não, conflitos familiares existiram sempre, desde Adão e Eva. A juventude deliquente existiu sempre, na época dos meus avós, no meu tempo, e no tempo dos meus filhos. Ás vezes quando comento alguma coisa, como - meus filhos frequentaram a escola pública e se deram bem - ouço logo alguém dizer - mas no tempo deles era diferente.... E eles mesmos dizem.. mãe, no nosso tempo era diferente. Isto soa como se meus filhos tivessem cada um, cem anos, e eu duzentos. Como se o tempo deles fosse um tempo longíquo. Mas não, o tempo deles foi a poucos anos atrás e o meu tempo menos de meio século. Então, se olharmos os milhões de anos de existência da terra e da humanidade, o tempo dos meus filhos foi ontem e o meu tempo talvez, no máximo, antes de ontem. Neste tempo, a tecnologia andou rápida, voou, cresceu, mas o ser humano em sua essência continua o mesmo.. digo essência nos sentimentos, na emoção, na inteligência, na força de viver. Dizem que hoje se vive mais, sim, vive-se mais 10 anos, ou mais 15 que antigamente (rindo), mas o que são estes anos se olharmos a eternidade e o infinito do mundo? Nada. Então, muito pouco mudou. Todos nós continuamos um animal racional com sentimentos e reações irracionais.

Mas toda esta introdução é para dizer que ser jovem é BOM... que se algum jovem ler estes meus escritos, (que não acredito), mas se ler pense quanto é bom ser jovem e aproveite ao máximo esta juventude. Viva a vida com a força da sua juventude, fazendo reservas de forças e alegria para a velhice. Porque envelhecer é ruim. Estar velho é horrível. A gente fica dependente, fica feio, fica indesejável. O velho somente é bem quisto se consegue manter-se útil para a família, exemplo, aquela velha senhora que cuida dos netos, aqueles velho senhor que ainda faz compras, vai ao banco, resolve pequenos problemas. Este velho ainda consegue ser olhado com respeito, porque ele é útil.

Mas quando o velho é inútil, não tem forças mais para servir a ninguém, e mal dá conta de se auto-cuidar, este velho fica relegado, isolado, ninguém o visita, ninguém lhe telefona, ninguém divide com este velho as suas esperanças ou os seus sonhos, porque julga que o velho não é capaz de compreender, de compartilhar.

Eu fico às vezes meio confusa, exemplo é outro dia, que fui a uma clínica e falei aqui sobre o mau atendimento - então veja o paradóxio, parece que o remédio foi acertado, *apesar do mau atendimento) estou esperando completar o tratamento para avaliar melhor. Mas, o que quero comentar em relação a estas consultas - é que passei por dois médicos - um OLHOU PRA MIM E DISSE: a senhora é do meio médico? Eu disse - não. Ai ele disse - porque a senhora conversa muito bem e é clara ao relatar seus sintomas. Tentei explicar que eu sou apenas um papagaio, pois como trabalhei 5 anos em revisão de contas médicas no antigo INPS e era por isto obrigada a ler dezenas e centenas de diagnósticos mensalmente, acabei virando uma repetidora de termos médicos. Mas, o que eles significam em profundidade eu não sei nada.

Bom.. ai então fui para a outra sala, um médico MUITO desagrável - que ficou perguntando pra mim, se eu tinha entendido como era para usar os remédios.. então, veja bem, ele não deve ser muito mais jovem que eu, cabelos brancos também, mas ele olhava pra mim e me inquiria, como se eu fosse uma velha senil ou analfabeta que não fosse capaz de entender e diferenciar - shampoo de remédio.... Ele me dizia - este primeiro é SHAMPOO, minha senhora, o outro é UM CREME REMÉDIO, CORTICÓIDE, a senhora entendeu? Sempre que isto me acontece, eu fico muda, olhando de olhos estatelados para o meu intelocutor... não sei porque, eu perco a fala.

Então, as pessoas pensam que a gente envelhece e fica burro, senil - nem todo mundo fica senil ao envelhecer, lembro de minha mãe, lúcida, totalmente lúcida poucas horas antes de morrer, reconhecendo filhas, amigos e netos.

Lembro de minha irmã, lúcida, totalmente lúcida, dias antes de morrer, falando comigo ao telefone, com um fio de voz lá longe, que me fez chorar - mas lúcida.

Eu por exemplo, sinto claramente, que já não tenho a mesma agilidade física e nem mental de digamos 15 anos atrás. Mas me sinto lúcida ainda, capaz de escrever todas estas bobagens aqui no blog e até de criticar e exigir atenção e carinho, porque me sinto muito só.

MAS O OBJETIVO DESTE ARTIGO - CAPÍTULO, NÃO ERA FALAR DA SOLIDÃO DO VELHO?

Mas acho que é isto que estou falando. Estou falando que nós velhos ficamos esquecidos no canto, como um pano velho e sujo, como um pneu que não roda mais, como uma bola furada que não levanta voo quando chutada pro alto. Ficamos assim, tão longe dos filhos, tão esquecidos dos vizinhos, dos amigos, dos parentes, que parece que o silêncio tem som, som de saudade do tempo em que a gente era jovem, saudade do próprio riso, saudade do grito dos filhos, saudades das reclamações do marido, saudade do latido do cão lá no quintal - porque na vida do velho só o silêncio se faz ouvir nos dias e nas noites e nas horas.

SERÁ QUE VALE A PENA VIVER? Viver assim desamados, indesejados, inúteis e cheios de problemas ?- dor no pé.. dor nas costas, dor na cabeça, boca seca, pele enrugada, olhos apagados, sorriso morto, voz sumida, esperança esquecida. Vale?

VOU COLOCAR ABAIXO ALGUNS LINKS PARA ILUSTRAR ESTE MEU ARTIGO O QUE PROVARÁ QUE NÃO SOU UMA VELHA LOUCA, E SIM MUITO LÚCIDA.

ENVELHER E O AFASTAMENTO SOCIAL DOS VELHOS - CLIQUE

O VELHO E PALAVRAS RABISCADS - CLIQUE

VELHICE - SOLIDÃO E FOCLORE - CLIQUE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...