17 de mar. de 2011

Vida de Hipocondríacos ou doentes polivalentes

Esta semana, visitei dois médicos, na mesma clínica (que não vou citar nomes, pois não é este o objetivo do blog) e ai, quero fazer o meu depoimento: PÉSSIMO ATENDIMENTO - ISTO PELO PLANO DE SAÚDE - sai assim meio que aborrecida, pois me deu a impressão que não fui bem vinda.

Bom, fiquei procurando, procurando um meio de juntar duas especialidades num local só, então escolhi uma clínica onde eu poderia me consultar com um ginecologista e logo a seguir com um dermatologista, pois visitar médicos em sampa é uma loucura - perde-se tempo no trânsito, cansa-se, gasta dinheiro, e muitas vezes perde-se a viagem.

Digo que procurei estes dois especialistas, porque não sei se é, distúrbio hormonal ou devido a (tal da Cirrose Biliar Primária), mas estou cheia de dermatites, e coceiras por todos os lados.

E ai, a minha sina de hipocondríaca não me deixa outra opção a não ser ficar rodando de um lado para outro, pois é secura do nariz, secura da pele com consequente dermatite e coceira, é dermatite no couro cabeludo (caspa seca), é enjoos tudo que come faz mal, é dor nas costas, coração ora acelerado, ora meio paradão.... (eita hipocondria danada). Então, visitemos médicos, para a dermatite que está em diversos pontos do corpo, visita-se o dermato, o gineco, para o estomago vai-se ao gastro, para os hormonios da tireóide vai-se ao endocrino, para as disritmias vai-se ao cardio, para as dores musculares e ósseas vai-se ao reumato, ou ao ortopedista, e to aqui pensando em procurar um NEUROLOGISTA para minhas tonturas e desequilibrios.. (eita nóis).

E ai, meu Deus, andando para baixo e para cima, que horas vou trabalhar para faturar algum e ajudar meus filhos a pagar os meus custos de viver nesta reta final? Que horas, vou ter para visitar meus filhos, ver meus netos? Mas, netos e filhos parece que nem tomam conhecimento que está velha hipocondríaca poderia ser menos doida, se se sentisse um pouco mais amada.

Agora, quanto ao atendimento da clínica, não vou nem questionar se a medicação que me receitaram está certa ou errada, não tenho autoridade para isto. Mas achei uma displicência total - nem o gineco - nem o dermato fez um levantamento de minha vida pregressa - e pra que iriam fazer, não vale a pena levantar os dados de uma velhinha em reta final - amanhã ela nem contará mais como paciente - será apenas um numero de ficha no computador da clinica, que daqui a 5 anos apagaremos.

Mas, ai, como são doutos, especialistas de ponta, mandei fazer os remédios, porque todos remédios manipulados - e - caros. Então formulas de 300 grs, mandei fazer 100 grs, xampoo de 300 ml mandei fazer 100 e assim, um custo de cerca de R$ 230,00 acabou ficando por volta de R$ 70,00. Assim, pelo menos se o remédio me der algum piripaque, o que sobrou da compra dá pelo menos para pagar um taxi para correr para um pronto socorro.

Agora, o atendimento ´foi péssimo - em menos de 15 minutos fui vista por dois profissionais, incluindo um exame ginecológico feito no vapt-vupt.

CONCLUSÃO

A medicina é uma profissão nobre (considerada nobre, porque lida com vidas humanas,com sentimentos, a medicina nao pode ser industrializada, comercializada, que aliás era proibido pela Associação Médica do Brasil, que o médico fizesse propaganda de seus serviços. No máximo podia colocar uma plaquinha na porta Dr. Fulano, especialista em... xxx). Entretanto, o mundo evoluiu e as coisas mudaram, hoje os médicos fazem propaganda em jornais, revistas, internet, etc. A maioria em nome de entidades, tipo clinicas especializadas, hospitais, etc.

Mas a crítica não está na propaganda, mas sim no modo de exercer a profissão. Porque mesmo um bar, um restaurante, um cabelereiro, faz a propaganda e tem que PRIMAR PELO BOM ATENDIMENTO E PELA QUALIDADE DOS PRODUTOS QUE VENDE OU QUE PRODUZ para entrega direta ao cliente.

Mas, os médicos estão esquecendo algo muito importante, que o profissional médico se faz pela indicação de boca a boca, um paciente bem atendido traz 10, traz a familia inteira e se cada 10 atendidos bem, trouxerem mais 2 cada, assim se faz o nome do médico. Mas, por exemplo, EU NÃO INDICAREI NUNCA NINGUÉM PARA ESTA CLÍNICA. Vou usar o remédio sim, pois nao tenho outra alternativa, preciso da medicação e se for marcar outro médico vou novamente esperar 20 dias, como esperei agora.

CRÍTICA FINAL - os planos de saúde poderiam em benefício próprio, fiscalizar melhor os seus crednciados - pois hoje, os planos de saúde tem mais pedidores de exames do que médico que trata pacientes.

E pior, os pacientes pensam que saem de um plano de saúde para outro e ficarão melhor servidos, puro engano.. é a estrutura que está errada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...